Home / FLOW Cities / Lisbon / 

Lisbon - PT

Lisbon - PT

Sobre Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal. A cidade está no coração de uma área metropolitana onde residem cerca de 2,9 milhões de pessoas. O Concelho de Lisboa possui uma área de 84,97 km2 e uma população de 547.733 (Censos de 2011).

Durante a segunda metade do século XX, à medida que o uso do automóvel foi crescendo, foi sendo afeta à sua circulação e estacionamento uma parte significativa das ruas do centro da cidade. Isto resultou em menos espaço para os peões, e em dificuldades para o transporte público. Também levou a uma cultura de planeamento, projeto e gestão urbanas que durante décadas pôs o carro em primeiro lugar entre as suas preocupações e prioridades. Hoje, um dos desafios de Lisboa é responder às necessidades de transporte da uma população que está a envelhecer: 24% dos residentes têm 65 anos de idade ou mais, e mais de 90.000 residentes reportam sentir dificuldade em pelo menos um tipo de atividade diária (por ex., andar ou usar escadas, ver, ouvir, etc.).

Atividades no FLOW

Mobilidade Sustentável em Lisboa

A aprovação por unanimidade do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa, pela Câmara Municipal e pela Assembleia Municipal, marcou um ponto de viragem. Lisboa ganhou uma estratégia clara, com objetivos e orientações claras, suportadas por um consenso político forte e empenhado. Este plano estratégico tem cinco áreas operacionais. Cada área investe num conjunto limitado de questões chave. Para cada questão chave, o Plano efetua um diagnóstico prospetivo (que identifica oportunidades e obstáculos), estabelece orientações gerais (para guiar a tomada de decisões no dia a dia) e define ações (num total de 100 ações, que devem ser implementadas até ao final de 2017).

Modelação Microscópica no FLOW

O projeto FLOW proporciona a Lisboa uma oportunidade única para prosseguir os objetivos do Plano nalgumas das suas questões chave. Lisboa vai trabalhar em três medidas do FLOW que lidam diretamente com alguns dos desafios mais difíceis que a cidade enfrenta em matéria de acessibilidade pedonal: mais tempo de “verde” para os peões atravessarem, adaptação ou remoção de passagens desniveladas, e garantia do canal pedonal nas ruas mais estreitas, através de alargamento do passeio ou criação de zonas de coexistência.

Através da modelação a desenvolver no âmbito do FLOW, Lisboa vai responder a questões como estas: como podemos aumentar o tempo de verde para peões e banir as situações de verde impuro? Isso vai causar engarrafamentos? O medo da congestão é justificado?

Resultados esperados

A participação de Lisboa no FLOW vai fomentar uma melhoria significativa da rede pedonal, em termos de segurança, acessibilidade, conforto e atratividade.

Website da Câmara Municipal: www.cm-lisboa.pt

Website do Plano: www.andalisboa.pt

 

Alguns factos

População: 547,733 residentes

Área: 84.97 km2

Comprimento total da rede viária:  1.794 km

Comprimento total da rede de ciclovias:  121 km

Comprimento total da rede pedonal: ? km

Modos de Transporte Público (TP): Autocarro, elétrico, metropolitano, comboio, barco

Comprimento total da rede de TP: Autocarro – 600 km; metropolitano – 43 Km

 

 

 

 

Repartição modal do Concelho de Lisboa – dentro dos limites administrativos (2011, Censos)